Google Play





07-12-2016
OLÁ ITALIA 2016



No próximo dia 13 de Dezembro, pelas 20h, terá lugar no Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa, o Jantar anual "Olá Itália!" organizado pela Câmara de Comércio Italiana em Portugal.

Para esta 5ª edição, será um enorme prazer ter como convidado de honra o Senhor António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal Governador do Banco de Portugal.
Contaremos, ainda, com a prestigiosa presença de Sua Excelência, o Embaixador de Itália, Giuseppe Morabito.

Dress code: fato escuro

Caso esteja interessado em participar ou ser patrocinador, contacte-nos ao número 217950263 ou através do e-mail teresa.lemos@ccitalia.pt, ou ainda preencha a ficha de inscrição disponível aqui.



10-10-2016
HOMY 2017: 27-30 de JANEIRO de 2017

A Câmara de Comércio Italiana, tem o prazer de vos informar que a edição da Homi Janeiro 2017 - Feira Internacional do LifeStyle terá lugar de 27 a 30 de Janeiro, como sempre na FieraMilano em Rhó - Milão.

Pre-opening 25/26 de Janeiro 2017: Festivity, Decorações de Natal, Brinquedos e Gift, Pavilhões 14-18

Para consultar o folheto ilustrativo da manifestação clicar aqui.

A HOMI é sem qualquer sombra de dúvida uma grande oportunidade para estabelecer negócios em qualquer mercado do seu interesse, para encontrar parceiros comerciais em vários países, seja qual for o seu sector: Living Habits (Living-Cozinha – Mesa), Fashion&Jewels, Gift&Events, Garden&Outdoor, Home Textiles, Hobby&Work, Home Wellness,  Kid Style, etc. 

A HOMI não se trata apenas de uma vitrina, mas é igualmente uma plataforma para encetar contactos de negócios reais, através da qual tem a possibilidade de marcar encontros B2B on-line com Buyers estrangeiros criteriosamente seleccionados e convidados propositadamente para tal fim pela FieraMilano, conforme relatório que poderá consultar aqui.

Diga-nos quais são as suas necessidades, o que realmente pretende e apresentar-lhe-emos uma proposta que certamente irá ao encontro das suas exigências.
Contacte a nossa equipa de vendas que seguramente lhe apresentará os pacotes “especiais” à disposição dos potenciais expositores.

Uma vez que a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo está a organizar uma delegação portuguesa de Buyers para visitar a edição de Janeiro 2017 da HOMI, aos quais a FieraMilano oferece 3 noites de estada em hotel de 4*, no caso de desejar integrar o grupo, pedimos o favor de preencher e devolver-nos a ficha clicando aqui enviando para teresa.lemos@ccitalia.pt

Estamos ao seu dispor para todos os esclarecimentos que forem necessários, e apresentamos os melhores cumprimentos.

Contamos consigo e esperamos por si em Milão!


10-10-2016
VINITALY: 09-12 de Abril

A Câmara de Comércio Italiana, delegados da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de vos informar que a edição de 2017 da VINITALY, terá lugar de  9 - 12 de Abril de 2017 (de domingo a quarta-feira), como sempre em Verona. Trata-se do mais prestigiado salão - nacional e internacional - do universo enológico que se realiza em Itália.

Com o objectivo de tornar ainda mais internacional este certame dedicado ao vinho e aos destilados de todo o mundo – a VeronaFiere preparou pacotes “All inclusive” para as participações colectivas estrangeiras. Foi criado no recinto da feira um Pavilhão denominado Vininternational, dedicado aos expositores estrangeiros.

Aí, participando quer em “colectiva” quer individualmente, poderá dar a conhecer as vossas produções de excelência “Made in Portugal” aos grandes apreciadores e conhecedores internacionais de vinhos que estarão de visita a esta feira de renome mundial. 

Em 2016 estiveram presentes cerca de 130 mil visitantes dos quais 50.000 estrangeiros provenientes de 140 países, 
4.100 expositores em 100.000m2 de área expositiva, 30 países estrangeiros.

Para mais informações clicar nos seguintes link

Flyer
Breve apresentação
Press Release
Lay-out

Estamos a seu dispor para o assistir na preparação a sua participação na Vinitaly 2017. Não hesite em nos contactar pedindo-nos a uma proposta de stand. Iremos certamente ao encontro das suas exigências.

Aguardamos por si em Verona. Esperamos por vocês!


10-10-2016
MYPLANT&GARDEN: 22-24 de Fevereiro

A Câmara de Comércio Italiana, agente da FieraMilano em Portugal, tem o prazer de vos informar que a próxima edição da MYPLANT&GARDEN, terá lugar de 22 - 24 de Fevereiro de 2017 (de quarta a sexta-feira), no polo de exposições da FieraMilano em Rho-Pero, Pavilhões 16 e 20.

Com o objectivo de tornar ainda mais internacional este certame dedicado ao mundo das plantas e das áreas verdes e tudo a eles conexos, desde máquinas, utensílios e produtos não esquecendo a arquitectura paisagistica e a decoração de  exteriores.

Para mais informações clicar nos seguintes link

Brochure
Breve apresentação
Buyer’s profile

Caso decida participar, estaremos ao seu dispor para lhe darmos toda a assistência na preparação a sua participação na MyPlant&Garden 2017. Não hesite em nos contactar pedindo-nos a uma proposta de stand. Iremos certamente ao encontro das suas exigências.

Caso seja distribuidor, grossista, revendedor do sector e pretenda visitar este salão, teremos todo o prazer de submeter o perfil da sua empresa à organização e assim poder eventualmente beneficiar da oferta de 2 noites de estada em quarto individual em hotel de 4* e transfer nos dias da feira, de e para o hotel.
Para tal fim, basta preencher e devolver a ficha anexa demonstrando o seu interesse nesta oferta. Logo após apreciação do organizador, contactá-lo-emos de imediato com um feedback.

Aguardamos por si em Milão.
Contamos consigo!

Para mais informações enviar uma mail a teresa.lemos@ccitalia.pt


07-10-2016
MARMOMACC 2016:  EDICÃO CADA VEZ MAIS INTERNACIONAL
Record na Marmomacc: +5% de visitantes estranjeiros.

Aumentaram também os expositores e os metros quadrados.Entre os mercados de referência, comfirmações dos Estados Unidos, Alemanha e Espanha; um saltu em frente para os operadores Chineses,aumento substancial dos buyers da Grã-Bretanha.

Verona, 1 de Otubro 2016 - O presente e o futuro do sector internacional da pedra passam pela Marmomac. A mais importante manifestação mundial para os mármores, granitos, tecnologia de trasformação, design e formação encerrou confirmando a Feira de Verona como centro de intercâmbio global da pedra natural.
“A 51ª edição –explica o Maurizio Danese, presidente da Veronafiere - é a edição dos record, a começar por  +10% de expositores, no total de mais de 1.650 empresas de 53 nações , e dos 67 mil operadores especializados, vindos de 146 países. Representamos toda  fileira, juntando produtos, máquinas e cultura numa resenha única,  forte na própria história mas em contínua evolução, como atesta a nova marca Marmo+Mac que sintetiza a nossa identidade e que olha para o futuro.”

Um sucesso representado por um parque de exposições completamente esgotado, com todos os 12 pavilhões e as aéreas externas ocupadas, por um total de 80 mil metros quadros de espaço expositivo (+4% em relação a 2015). “A Marmomacc - comenta Giovanni Mantovani, diretor-geral da Veronafiere - é hoje para o sector, a plataforma b2b e de promoção com mais internacionalidade. Nesta edição a presença de visitantes estrangeiros aumentou do 5%, ultrapassando 60% do total. Tivemos ótimas aprovações por parte dos mercados dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, um salto em frente de 45% dos operadores chineses, e um aumento significativo de 11% dos da Grã-Bretanha”.

Entre estas presenças, contam-se também os mais de 300 novos top Buyers e arquitectos estrangeiros selecionados como parte das delegações comerciais oficiais, em representação de 32 nações, com a estreia da Nigéria e de Moçambique, graças aos constantes investimentos de Veronafiere nas actividades de Incoming, em  colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Económico, ICE-Italian Trade Agency, Confindustria Marmomacchine e, pela primeira vez, a Região do Veneto, através da Veneto Promozione.

Nos quatros dias de feira, além do business, foi reservada grande atenção às iniciativas e eventos dedicados ao mundo do design e a formação. "The Italian Stone Theatre", pavilhão realizado com o contributo do Plano de Promoção Extraordinária do Made in Italy, relatou a interacção entre pedra, design e tecnologia, enquanto durante o curso do International Stone Summit, as principais associações sectoriais da pedra a nível mundial fizeram o ponto da situação sobre o sector e sua relação com a indústria da cerâmica.

Na Marmomacc 2016 foram representados dois eventos resultado das novas parcerias com a Architectural Record e a Archmarathon.

Contudo, permanecerão durante todo o mês de outubro, as instalações em pedra de Marmomacc & the City, no centro histórico de Verona.

A 52ª edição de Marmo+Mac está programada em Veronafiere, de 27 a 30 de Setembro 2017.


28-07-2016
TISE 2017 - Las Vegas de 18 a 20 de Janeiro de 2017
Temos o prazer de informar que se irá realizar em Las Vegas (EUA), de 18 a 20 de Janeiro de 2017 a feira internacional. TISE EAST COAST - The International Surface Event (http://www.tisewest.com/).
A TISE junto a StonExpo Marmomacc Americas, a TileExpo  e a Surfaces (salão dedicado à indústria da construção, das superfícies de revestimento, pavimentos de madeira, materiais resilientes, cerâmica, tapetes, alcatifas, etc.) na mesma área de exposição.
A VeronaFiere à semelhança dos anos anteriores, reservou em espaço (ver FloorPlan) com um posicionamento privilegiado e dedicado às empresas que pretendam fazer parte da colectiva MARMOMACC. Estas beneficiarão de uma assistência personalizada bem como terão a oportunidade de participar nas Jornadas de Formação para os Arquitectos que decorrerão nessa mesma área. Terão a possibilidade de travar conhecimento com os arquitectos norte-americanos e canadenses.

Números da Tise 2016:

700 expositores
37.200m2
100 países presentes

Em anexo poderá encontrar o Flyer da feira e a ficha de inscrição de forma a poderem avaliar o interesse em participar.

Poderá participar na TISE 2017 optando pela modalidade "All inclusive".
Ficamos ao seu dispor para mais informações. Não hesite em nos contactar. Temos uma solução para si.
Contamos consigo em Las Vegas!


27-07-2016
Homi - Feira Internacional do LifeStyle em Rho-Milão

A Câmara de Comércio Italiana, na qualidade de agentes da FieraMilano em Portugal, informa que a HOMI Setembro 2016 - Feira Internacional do LifeStyle, realizar-se-á no Pólo de Exposições da Fiera Milano em Rhó-Milão de 16 a 19 de Setembro de 2016 .

A última edição da HOMI - manifestação de referência no sector da "Hospitalidade e do Life Style"- que se realizou no passado mês de Janeiro, registou a presença de 81.450 visitantes dos quais 15% provenientes do estrangeiro, principalmente da Suíça, França, Espanha, Grécia, Alemanha, China, San Marino, Croácia, Japão e UK. Clicar aqui para mais detalhes.

Caso esteja interessado em visitar a HOMI Setembro 2016 deverá clicaraqui.

 

Para consultar o folheto ilustrativo da manifestação: clicar aqui.
 
06-07-2016
Vitória Stone Fair MARMOMACC 2017


Temos o prazer de comunicar que se encontram abertas as inscrições para a VITORIA STONE FAIR/MARMOMACC AMERICA LATINA 2017.

A maior feira de mármores e granitos da América Latina, realiza-se entre 14 e 17 Fevereiro de 2017, em Espírito Santo - Brasil (perto do Rio de Janeiro), e faz agora parte da rede de eventos internacionais Marmomacc, que continua empenhada em destacar o sector da pedra natural no atual panorama mundial.

Poderá consultar os seguintes documentos:

·     Apresentação da feira  (clicar aqui) .

·     Dados Estatísticos  (clicar aqui).

 Caso haja interesse da vossa parte em participar deverão preencher e devolver a ficha de inscrição:

·   Ficha de inscrição – área interior (clicar aqui).

·   Ficha de inscrição – área exterior (clicar aqui).

Para mais informações podem também consultar o site www.vitoriastonefair.com.br.

Estamos ao vosso dispor para mais informações e para vos dar assistência caso desejam participar ou visitar este evento brasileiro.

Informamos ainda que a Assimagra irá estar presente na Vitória Stone Fair 2017 com uma coletiva de empresas, pelo que, caso desejem aderir à referida representação portuguesa deverão contactar: Daniel Rebelo / Carla Gomes - Tel. +351 217121930 -
drebelo@assimagra.pt ; cgomes@assimagra.pt.

30-06-2016
FIERACAVALLI 2016


Buon Appetito!

Estão abertas as inscrições on-line para os profissionais do sector do cavalo e do mundo equestre que deseje expor na FIERACAVALLI 2016 – Salão Internacional do Cavalo, equipamentos, acessórios e serviços, turismo equestre. 
A FIERACAVALLI 2016 realizar-se-á em Verona de  10 a 13 de Novembro de  2016
Não hesite em nos contactar para mais informações.
Consulte a apresentação.
Estamos ao seu dispor para o ajudar a organizar a sua participação. 

Mais info emwww.fieracavalli.it 

Contamos consigo em Verona.

25-02-2016
Feira Internacional Enolitech - 10-13 de Abril de 2016 em Verona

A Câmara de Comércio Italiana, delegado oficial da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de informar que se irá realizar em Verona a 19ª edição do Salão Internacional das Técnicas para a Viticultura e a Enologia e das Tecnologias Olivícolas e Oleícolas:

 ENOLITECH - de 10 a 13 de Abril de 2016

em simultâneo com a VINITALY, SOL&AGRIFOOD, os mais importantes salões, nacionais e internacionais, do universo do vinho e do azeite.

Sectores de Exposição:
• Viticultura e olivicultura
• Equipamentos e materiais para o cultivo
• Equipamentos e máquinas para a colheita e a transformação
• Equipamentos e máquinas para a produção, engarrafamento, embalagem e o transporte • Vidros
• Equipamento e acessórios para as adegas e as enotecas
• Imprensa técnica do sector e serviços

Mais informações estão disponiveis na carta de apresentação

Aqui pode efetuar o download da ficha de pre-adesão

Para qualquer outro esclarecimento não hesitem em nos contactar.

05-02-2016
Gelados: Itália é líder no mundo

Um primado, todo italiano, que ninguém ainda conseguiu insidiar. Tradição antiga, conhecimento artesanal, formação e especialização na indústria dos semitrabalhados, das máquinas e dos equipamentos fazem do sector do gelado artesanal fabricado na Itália uma potência que dá origem à uma riqueza interior de mais de 3 bilhões e que conta com 25 mil lojas de gelados, e outras 7 mil no estrangeiro, e que adquire sempre mais “allure”, nos EUA, no Oriente Medio e Extremo.  

Uma força que foi exibida na 37ª edição da SIGEP, salão mundial da geladaria, pastelaria e panificação artesanais, em Rimini: 16 pavilhões esgotados há meses com mais de mil expositores.

Se no mercado nacional o que impulsiona o sector é a recuperação dos consumos, graças ao quente Verão de 2015 – os operadores industriais estimam um aumento das vendas entre 3 e 5 % para o ano de 2015 – no estrangeiro o que impulsiona o negócio do gelado artesanal italiano são as competências transferidas das principais escolas profissionais de formação do sector: além-fronteiras as vendas de semitrabalhados e das máquinas cresceram a dois dígitos em 2015.

Todos concordam que a época passada foi ótima, com consumos de cones e taças que aumentaram 8% em 2015, com negócios de mais de 2 bilhões de euros, enquanto o estrangeiro confirma novas potencialidades e sublinha o sucesso do “made in Italy”, como o da Grom, cadeia de Turim [ …] que em 12 anos cresceu exponencialmente: 70 geladarias, 8 no estrangeiro, nos EUA, Japão, Dubai, e agora também em Jakarta, porta de acesso ao Extremo Oriente.


Fonte: Ilsole24ore  de 24 de Janeiro de 2016.

                                               

01-02-2016
Conferência O.E. 2016, propostas fiscais

Informamos que o nosso socio RFF & Associados vai realizar uma conferência no dia 17 de Fevereiro de 2016, Quarta-feira, entre as 09h00 e as 13h00, no CCB (Sala Almada Negreiros).
A entrada é livre e apenas sujeita a inscrição prévia para confirmacoes@rffadvogados.pt  ou ligando o número 215 915 220.
Programa completo

21-01-2016
HOMI MILANO 2016


Homi2016

Temos o prazer de lhe dar a conoscer as novas datas da próxima  edição da Homi Janeiro 2016-  Feira Internacional do LifeStyle - que se realizará no polo de exposições da FieraMilano em Rhó- Milão:

29 de Janeiro a 1 de Fevereiro 2016

A última edição da HOMI- manifestação de referência no sector da "hospitalidade e do Life Style"- que se realizou no passado mês de Setembro, registou um aumento de 16% de visitantes estrangeiros, dos quais se incluem os provenientes da China, França, Rússia, Espanha e Japão.

Para consultar o folheto ilustrativo da manifestção:  clique aqui

Se pretender mais informações sobre este evento, não hesite em contactar Teresa Lemos

21-01-2016
Vitória Stone Faire MARMOMACC 2016
Marmomacc2016

Temos o prazer de comunicar que se encontram abertas as inscrições para a VITORIA STONE FAIR/MARMOMACC AMERICA LATINA 2016

A maior feira de mármores e granitos da Ameríca Latina, realiza-se entre 16 e 19 Fevereiro de 2016, em Espírito Santo - Brasil (perto do Rio de Janeiro), e faz agora parte da rede de eventos internacionais Marmomacc, que continua empenhada em destacar o sector da pedra no actual panorama mundial.

Poderá consultar a apresentação da feira clicando aqui.

Caso haja interesse da vossa parte em partecipar deverão preencher e devolver a fisha de inscrição.

Para mais informações podem também consultar o site www.vitoriastonefair.com.br.

Estamos ao vosso dispor para mais informações e para vos dar assistência caso desejam partecipar ou visitar o evento brasileiro.

informamos ainda que a Assimagra irá estar presente na Vitória Stone Fair 2016 com uma colectiva de empresas, pelo que, caso desejam aderir à referida representação portuguesa deverão contactar: Daniel Rebelo / Carla Gomes - Tel. +351 217121930 - drebelo@assimagra.pt ; cgomes@assimagra.pt.

21-01-2016
GREEN BUSINESS WEEK, de 1 a 3 de Março 2016, Lisboa.


A Câmara de Comércio Italiana em Portugal, no âmbito do Acordo de Colaboração subscrito com a FIL- Feira Internacional de Lisboa, e AIP - Associação Industrial Português, tem o prazer de comunicar que vai estar presente na próxima edição do GREEN BUSINESS WEEK, que se realizará de 1 a 3 de Março 2016 no Centro de Congressos de Lisboa ( Praça das Indústrias).
Com o apoio do Ministério do Ambiente, a Green Business Week, destaca temas de grande relevância para a Economia Portuguesa - Cidades Inteligentes, Biodiversidade, Sustentabilidade, Criação de novas Empresas e de novo Postos de trabalho altamente qualificados, Incorporação tecnológica, Investigação e Inovação.

Gostaríamos de lhe apresentar o convite para participar neste evento, cujo foco desta próxima edição será a "Trasferência do Conhecimento", ou seja, a conciliação entre Universidades, Centros de Investigação e Empresas.
Para mais informações sobre a manifestação pode consultar o site da feira clicando aqui.

Poderá contactar-nos através do seguinte e-mail:teresa.lemos@ccitalia.pt

Para preencher o Boletim de Adesão clique aqui
(O boletim deverá ser preenchido e enviado para teresa.lemos@ccitalia.pt ou directamente á FIL

21-01-2016
VINITALY 2016

VINITALY 2016
A Câmara de Comércio Italiana, delegados da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de vos informar que a edição de 2016 da VINITALY, terá lugar de 10 a 13 de Abril de 2016, como sempre em Verona. Trata-se do mais prestigiado salão, nacional e internacional, do universo enológico que se realiza em Itália.

Com o objectivo de tornar ainda mais internacional este certame dedicado ao vinho e aos destilados de todo o mundo - a VeronaFiere preparou um pacote "All inclusive" para as partecipações colectivas estrangeiras. Foi criado no recinto da feira um Pavilhão denominado Vininternational, dedicado aos produtores internacionais. Aí, quer partecipando colectiva quer individualmente, poderão dar a conhecer as vossas produções "Made in Portugal" aos grande apreciadores e conhecedores internacionais de vinhos que estarão de visita a esta feira de renome mundial. Em 2015 estiveram presentes cerca de 150 mil visitantes dos quais 55.000 estrangeiros provenientes de 140 países.

Estamos a seu dispor para o assistir a preparar a sua partecipação na Vinitaly 2016. Não hesite a contactar-nos: teresa.lemos@ccitalia.pt

Mais info site: www.vinitaly.com - VINITALY2016 Presentation

Aguardamos por si em Verona. Esperamos por si!


20-01-2016
RECORDE DE NÚMEROS  NOS MUSEUS ITALIANOS EM 2015

O ministro dos Bens e das Atividades Culturais e do Turismo, Dario Franceschini apresentou ao “Comité permanente do Turismo” todos os dados respeitantes aos museus italianos relativos a 2015. “O que apenas acabou foi o ano de ouro dos museus italianos” afirma o ministro, “Cerca de 43 milhões de pessoas visitaram os locais de cultura do Estado, gerando receitas de cerca de 155milhões de euro, que reverterão inteiramente para os museus através um sistema de prémios. É o melhor resultado de sempre na história da Itália, um record absoluto para os museus italianos. E estamos em contra tendência face as tendências internacionais.” Na Itália, graças às novas políticas de valorização, entre as quais em primeiro lugar os Domingos gratuitos, os italianos voltaram a viver os próprios museus.

Fonte: www.beniculturali.it

20-01-2016
CICLISMO: ALIANÇA ENTRE  SELLE ITALIA E SELLE SAN MARCO

Duas marcas históricas do distrito véneto da bicicleta, que fazem da italianidade a característica distintiva para uma exportação total que supera os 85%. A parceria anunciada entre Selle Italia e Selle San Marco visa sustentar os pontos de força de ambas: design, investigação e introdução de dados científicos no estudo dos productos. As duas empresas operam no mesmo mercado, “mas com especificidades que dão vida a uma produção amplamente complementar” explica a Selle Italia.
O acordo vai fazer com que duas das marcas mais longevas e conhecidas na história do ciclismo italiano desfrutem importantes sinergias industriais. O plano estratégico da nova gestão prevê a consolidação do “brand” Selle San Marco e, consequentemente, um crescimento progressivo em todos os mercados globais.

As duas marcas vão continuar a operar autonomamente, mas abrir-se-á uma colaboração entre as empresas, nomeadamente na Investigação e desenvolvimento e na Supply Chain.
“Esta parceria” lê-se no comunicado conjunto “vai manter as duas históricas e prestigiosas empresas no topo do ciclismo mundial.

Fonte: Ilsole24ore 13-01-2016


18-12-2015
Aviso de leilão. Propostas até 17 de Fevereiro de 2016.


Aviso de leilão para a alienação da propriedade plena dos bens imóveis da Câmara de Comércio de Florença e de Pietro Leopoldo s.r.l. .
Propostas até 17 de fevereiro de 2016.

Para mais informações sobre os imóveis e para descarregar o aviso e o extrato em italiano, inglês e chines, clique aqui .


14-12-2015
Olá Italia!  2015


Grande sucesso o Jantar de Gala "Olá Italia!" no dia 11 de dezembo no Dom Pedro Palace Hotel, no qual tivemos a honra de receber o  Senhor Dr. Carlos  da Silva, Governator do Banco de Portugal, e S.E. o Embaixador de Itália, Giuseppe Morabito.

Agradecemos igualmente a presença de todos os convidados e aproveitamos a ocasião para lembrar que no próximo ano 2016 a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo irá  completar os 100 anos de atividade.

Desejamos a todos os nossos sócios um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.



30-11-2015

Jantar anual "Olá Italia!"

OLA ITALIA 2015 CAMERA COMMERCIO ITALIANA PORTOGALLO

No próximo dia 11 de Dezembro, pelas 20h, terá lugar no Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa, o Jantar anual "Olá Itália!" organizado pela Câmara de Comércio Italiana.
Para esta 4ª edição, será um enorme prazer ter como convidado de honra o Senhor Dr. Carlos da Silva Costa, Governador do Banco de Portugal, que discursará sobre um tema actual.
Contaremos, ainda, com a prestigiosa presença de Sua Excelência, o Embaixador de Itália, Giuseppe Morabito.

Dress code: fato escuro

Caso esteja interessado em participar ou ser patrocinador, contacte-nos ao número 217950263 ou através do e-mail teresa.lemos@ccitalia.pt, ou ainda preencha a ficha de inscrição

Aguardamos por si!

06-11-2015

App SIGNA MARIS

#signa maris

Enquanto aguardam pela apresentação do projeto SIGNA MARIS que terá lugar no dia 18 de Novembro na Embaixada de Itália  em Lisboa, é possível encontrar todas as informações  na APP gratuita, disponível nos principais Stores, que funciona também em modalidade offline pelos navigantes.

Podes encontrar a APP :
Google Play
App Store




28-10-2015

Projecto SIGNA MARIS

signa maris Portogallo

A Câmara de Comércio Italiana tem o prazer de apresentar o projecto SIGNA MARIS,  promovido pelo Ministero dei Beni e delle attività culturali e del turismo (MiBACT) - Organismo intermedio del POIn "Attrattori culturali, naturali e turismo".
Signa Maris promove as riquezas culturais, naturalísticas e os sabores da Itália através a criação de um sistema turístico que une e integra Mar e terra. Os portos turísticos envolvidos no projecto ( 38 entre Calábria, Campânia, Apulha e Sicília) tornam-se o ponto de partida das rotas de descobrimento das belezas de um territòrio ùnico onde monumentos, paisagens e productos enogastronómico contam as histórias e as tradições do Mar Mediterrâneo, guardiâo das belezas da Itália. Esta rede de portos turísticos representa o motor do desenvolvimento das localidades envolvidas, no sentido de acrescentar os seus fluxos turísticos.

 No âmbito deste projecto terá lugar um evento de apresentação no dia 18 de Novembro na Embaixada de Itália de Lisboa, Largo Conde Pombeiro 6, em conjunto com um espaço no interior da coletiva "Gusto Itlalia" realizada por esta Câmara na ocasião da feira Alimentaria & Horexpo 2015, de 22 a 24 de Novembro. Em particular será promovida a gastronomia e o turismo do " Salento".

Mais informações sobre o projecto são disponiveis em 5 idiomas na página web www.signamaris.it , bem como uma App gratuita, nos principais Stores, que funciona também em modalidade offline pelos navegantes.

Google Play
App Store


 

25-06-2015

Cursos de Italiano certificados para empresas.

A Câmara de Comércio Italiana no Porto proporciona uma vasta oferta de cursos, inclusive o comercial e para o turismo, com docentes de língua mãe altamente qualificados.

É certificada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) como entidade formadora de Língua e literaturas estrangeiras, e possui Certificação de Qualidade ISO 9001.

Falar italiano é um recurso para o crescimento em termos de recursos humanos, cultural e profissional. A indústria italiana continua a ser uma das mais importantes do mundo.

O italiano é a língua que acompanha o Made in Italy: é a linguagem da moda, culinária e automóveis. 

 Aquí pode encontrar uma breve apresentação dos cursos.

Estamos ao vosso dispor para todos os esclarecimentos que forem necessários, contacte-nos:

Lisboa: Sandra Nunes – Tel. 217950262 / email: sandra@ccitalia.pt

Porto: Paula Ribeiro – Tel. 226064912 / email: paula@ccitalia.pt




25-06-2015

FIERACAVALLI  2015


Buon Appetito!

Estão abertas as inscrições on-line para os profissionais do sector do cavalo e do mundo equestre que deseje expor na FIERACAVALLI 2015 – Salão Internacional do Cavalo, equipamentos, acessórios e serviços, turismo equestre. 
A FIERACAVALLI 2015 realizar-se-á em Verona de  5 a 8 de Novembro de  2015. 
Não hesite em nos contactar para mais informações.
Estamos ao seu dispor para o ajudar a organizar a sua participação. 

Mais info emwww.fieracavalli.it 

Contamos consigo em Verona.




24-06-2015

 Visitem o espaço ARTITALIA na FIA - Feira Internacional do Artesanato) em Lisboa.


logo Artitalia


Convidamos os nossos associados e amigos a visitarem o espaço que organizamos no interior da FIA - Feira Internacional do Artesanato que terá lugar na FIL (Parque das Nações) do dia 27 de Junho ao dia 5 de Julho.

O nosso espaço chama-se ARTITALIA e é uma colectiva de 5 empresas e artesãos italianos, com produtos artesanais típicos tal como ourivesaria, alta bijutaria, encharpes, artigos de madeira para a casa e para uso pessoal, capas de telemóvel, etc.

Conheçam os nossos artesãos e as suas criações Made in Italy. Estamos à vossa espera no Pavilhão 2, Stand E01.

Já faltam poucos dias para a inauguração oficial, que vai decorrer no dia 27 de junho às 16.00 horas, com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira.

Sigam-nos no Facebook: nos próximos dias iremos apresentar os nossos artesãos e as suas produções e organizaremos um passatempo.




27-05-2015

 Feiras do sector da Pedra/Construção EUA: TISE Orlando e Las Vegas 2015/16
A Câmara de Comércio Italiana, delegado oficial da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de informar que já se encontram abertas as inscrições para a TISE EAST (The International Surface Event), que irá acontecer de  3 a 5 de Novembro de 2015, em Orlando (EUA).

A TISE junta os salões StonExpo Marmomacc Americas, TileExpo e  Surfaces (dedicado à indústria das superfícies de revestimento, pavimentos de madeira, materiais resilientes, cerâmica, tapetes, alcatifas, etc) na mesma área de exposição.

Pode consultar o site da feira: www.tiseeast.com   

 Aqui poderão encontrar mais informações:

TISE East Flyer
Application Form
Catalogue Entry Form
Taxable Entity Declaration

 No próximo ano terá lugar a TISE WEST (The International Surface Event), de 20 a 22 de Janeiro 2016, em Las Vegas (EUA). Mais info emwww.tisewest.com

Caso haja interesse ou queira obter mais informações sobre todas as nossas feiras, entre em contacto connosco.




26-05-2015

Cursos de italiano no Porto

Informamos que de 1 a 26 de Junho irão decorrer, na nossa delegação do Porto, os cursos intensivos de iniciação à língua italiana....Não percam esta oportunidade!

Para mais informações sobre os cursos, contacte-nos pelos telefones:
                 - 226064912
                 - 927981656

ou pelo e-mail - porto@ccitalia.pt





25-05-2015

 MS AFRICA&MIDDLE EAST & PROJEX AFRICA 2015: Feiras nos Sectores da Pedra e da Construção

A Câmara de Comércio Italiana, delegado oficial da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de informar que se irão a realizar as feiras MS AFRICA & MIDDLE EAST e o PROJEX AFRICA que vão ter lugar de 2 a 5 de Novembro de 2015, no Cairo - Egipto. 

Trata-se da segunda edição destes dois eventos que junta a Marmomacc e a Samoter, as duas maiores feiras veronesas, uma no sector da pedra natural e outra no sector da construção civil e ainda o PROJEX AFRICA – um evento dedicado à construção sustentável, materiais para construção, energias renováveis, reciclagem, sustentabilidade e muito mais.

As pré-inscrições estão abertas.  Os interessados beneficiarão de preços especiais até 15 de Junho e de taxa de inscrição gratuita.

Durante os 4 dias da feira, realizar-se-ão encontros B2B entre os expositores e Buyers qualificados provenientes de vários países, convidados pela Organização.

Aqui a seguir poderá encontrar informações completas e as fichas de pré-registo, caso haja interesse da vossa parte em participar.

Marmomacc:
Fact Sheet
B2B Form – Exhibitors
Catalogue Entry Form
Application and Participation Contract for International

Samoter:
Fact Sheet
B2B Form – Exhibitors
Catalogue Entry Form
Application and Participation Contract for International

 

Poderão ainda consultar o site: www.msafrica.net
Para mais informações não hesitem em nos contactar.

26-03-2015

Euro Carne 2015

EuroCarne2015
Os protagononistas mais importantes das carnes marcam encontro em Verona, de 10 a 13 Maio para EUROCARNE 2015, a exposição internacional trienal.
Descobre como obter o Free Badge.





12-02-2015

Primeiro Workshop do Ciclo "Buon Appetito!"
Buon Appetito!

Prontos para aprender todos os segredos da cozinha regional italiana?

Não percam a oportunidade de participar no primeiro workshop do ciclo “Buon Appetito!”, no dia 18 de Fevereiro, pelas 18:00 horas no restaurante La Dolce Vita Expo (Alameda dos Oceanos Lt 1.02.1.E Expo Parque das Nações).

Este primeiro encontro será dedicado à cozinha da região da Puglia, uma zona com solos férteis, banhada pelo mar Adriático e pelo mar Jónico, com influências da cultura grega e balcânica e com uma gastronomia que constitui um verdadeiro tesouro de paladares.

Aprenderemos a cozinhar o prato mais típico da cozinha “pugliese”: Orecchiette alle cime di rapa. Iremos produzir a massa com as nossas próprias mãos, passando de seguida à preparação do prato completo com “cime di rapa” tal como a tradição exige.
Os juízes do vosso trabalho serão vocês próprios, com a degustação dos pratos que confecionaram!

A participação no primeiro workshop tem um custo especial de 15€ (que inclui uma bebida). O pagamento poderá ser efectuado directamente no restaurante.

Em breve publicaremos o calendário completo dos próximos encontros do ciclo “Buon Appetito!”

Agradecemos que nos confirmem a vossa presença para o seguinte endereço:
lisboa@ccitalia.pt ou teresa.lemos@ccitalia.pt ou através do telefone: 21 7950263.
Contactos: Valentina Trunzo e Teresa Lemos

Contamos com a vossa presença!



27-01-2015

Vinitaly - Free Badge para visitantes

Com o intuito de alargar a divulgação em Portugal da feira internacional Vinitaly, junto de operadores qualificados, informamos que, para quem já tiver programado ou venha a programar a sua viagem a Verona  e pretenda receber o Free Badge, basta preencher este formulario e restitui-lo para a nossa Secretaria através do fax 21 7931984 ou do e-mail teresa.lemos@ccitalia.pt 

Para cada free badge deverá corresponder um endereço e-mail. O número máximo de 4 bilhetes por empresa.

O Free Badge da direito a:
- 1 entrada diária para todos os dias da feira
- acesso ao “INTERNATIONAL BUYERS LOUNGE”, uma área especial de degustação (reservada apenas a visitantes profissionais) onde poderá provar uma fina seleção de vinhos italianos - na Galleria Castelvecchio (entre o Pav. 2 e 3)

 Sucessivamente enviar-lhe-emos um link e um código para proceder ao registo on-line.

Este serviço estará activo até ao dia 10 de Março.



27-01-2015

Buon Appetito!

No dia 18 de fevereiro irá realizar-se o primeiro workshop do ciclo de encontros, dedicado à região Apúlia.

Buon Appetito!


A Câmara de Comércio Italiana tem o prazer de informar que a data do primeiro workshop do nosso ciclo de encontros " Buon Appetito!", coordenado por um Chef Italiano de excelência e dedicado à cozinha da região "Puglia", inicialmente prevista para o dia 27 de Janeiro, foi finalmente confirmada e programada para o dia 18 de Fevereiro às 18:00h no restaurante La Dolce Vita Expo, no Parque das Nações.

Se ainda não o conhece, aqui poderá encontrar mais informações sobre o projecto "Buon Appetito!"

Para inscrições contacte-nos pelo e-mail lisboa@ccitalia.pt ou pelo telefone +351 21-7950263.



15-01-2015

 A Classificação do Wine Enthusiast: a região do Piemonte no “Top10” mundial das viagens entre vinhas e adegas.

Mais un reconhecimento a uma região desde sempre considerada o bastião histórico do vinho italiano, graças a nomes como Barolo e Barbaresco, mas também Barbera, Dolcetto, Gavi, Roero Arneis e Moscato d'Asti


A majestosidade dos Alpes com os cumes nevados e o esplêndido "quadro" das colinas cobertas de vinhas. "O Piemonte, cujo nome significa precisamente «pé da montanha», é também um paraíso culinário, famoso pela rara trufa branca. 

Região cheia de estruturas de acolhimento de visitantes e adegas excelentes, é um destino de sonhos para todos os Wine Lovers”. Assim escreve o jornalista Kerin O’Keefe explicando o que o levou a inserir o Piemonte entre os ”10 Best Wine Travel Destinations 2015” classificação atribuída pela revista americana “Wine Enthusiast”. Uma revista muito conhecida que alcança um grande público de eno-apaixonados e não apenas a um pequeno clube de super-peritos. […]   

Top 100 Cellar Selection - Na classificação do  “Top 100 Cellar Selection” 2014 a revista inseriu 8 Barolo nas primeiras 22 posições. No primeiro e segundo lugar, únicos vinhos com uma pontuação de 100/100 o Barolo Bric del Fiasc 2010 do Paolo Scavino e o Barolo Brunate 2010 do Giuseppe Rinaldi.

Imensos bons motivos para brindar a um 2015 sob a insígnia do Piemonte do Vinho.

Fonte: www.lastampa.it, 15-01-2015



15-01-2015

Feira Internacional do Artesanato - Abril 2015 em Florença

A Câmara de Comércio Italiana tem o prazer de informar que se irá realizar na Fortezza da Basso de Florença, a dois passos dos museus, palácios e igrejas do Renascimento que distinguem esta cidade no mundo, a 79ª edição da Feria Internacional do Artesanato de Florença:

 Mostra Internazionale dell'Artigianato di Firenze - de 24 de Abril a 3 de Maio de 2015.

Em 2014 registrou-se a participação de 840 expositores, numa área bruta de 44.850 m², que ofereceram os seus produtos a 137 mil visitantes.

Sectores de Exposição:
• Decoração
• Joalharia-bijuteria
• Gastronomia-bebidas
• Cerâmica
• Madeira-vidro
• Confecção-têxteis

Aqui pode ler uma apresentação da manifestação em português.

Aqui pode efetuar o download da ficha de pre-adesão (Geral - pavilhão "Gusto")

Para mais informações não hesitem em nos contactar.

A excelência do Food Italiano na Expo Milano 2015


Apresentado em Roma “Cibus è Italia – Il padiglione Expo Federalimentare”. Aqui, num espaço de 5.000 metros quadrados, 1.000 marcas do Made in Italy alimentar irão acolher milhões de visitantes e mais de 2.000 operadores profissionais estrangeiros.

[…] Este è o perfil do “Cibus è Italia – Il padiglione Expo Federalimentare”, o Pavilhão da indústria alimentar italiana no Expo 2015 apresentado ao Ministério das Política Agrícolas e Florestais em Roma.

[…]

O objetivo é o de apresentar ao mundo a nossa extraordinária paisagem produtiva: a história, a tradição, a capacidade e a qualidade dos produtos alimentares italianos. A relação virtuosa entre as empresas – de qualquer dimensão – e os próprios territórios. Durante seis meses os visitantes poderão disfrutar de um maravilhoso percurso de edutainment que os acompanhará “dentro” dos produtos italianos mais amados e conhecidos para conhecer a sua história e os secretos da sua qualidade. […]

Na Expo queremos apresentar a grandeza do património agroalimentar italiano, que se pode orgulhar de uma história, uma qualidade e uma riqueza extraordinárias, o que é também o resultado da profunda ligação com todos os territórios do País.” Esta foi a declaração do ministro Maurizio Martina, que continua: “O nosso objetivo é chamar a atenção do mundo inteiro, durante toda a Exposição, para a força do Made in Italy e a sua unicidade a fim de conquistar ainda maiores espaços no estrangeiro, disfrutando do enorme potencial que ainda temos para exprimir.”.

Fonte: www.italplanet.it



 08-01-2015

Biogás Made in Italy, da empresa italiana Greenway, é referência na Europa.

A jovem empresa Greenway, da região italiana do Friuli Venezia Giulia, no norte da Itália, realizou e completou em 2012 a instalação de uma central de biomassa. A central é alimentada por uma fileira curta de uma quinzena de empresas agrícolas convertidas à produção de biogás.

Em três anos de atividade a central da Greenway produziu cerca de 25 mil Mwh, poupando 4.500 toneladas de petróleo e realizando um volume de negócios de 6 milhões de Euros. A central tem uma potência de um Megawatt e consegue produzir até 8500 Mwh por ano. Na fileira que se criou em volta da central trabalham mais de 30 pessoas.
A instalação Greenway custou 5 milhões de euros e tem mediamente um volume de 2 milhões de euros por ano. Itália é o terceiro país produtor de Biogás no mundo.

Agora, os irlandeses da cooperativa agrícola Drinagh querem aprender o modelo italiano e importá-lo para o outro lado da Mancha. «O da Greenway é um modelo vencedor, sabemos quais vão ser as dificuldades, mas queremos tentar aplicá-lo na Irlanda» afirma o responsável da cooperativa Drinagh, Maurice O'Callaghan.

Fonte: www.ilsole24ore.com


06-01-2015

Calendário de feiras em Verona e Milão 2015
Já está disponível na coluna dos eventos do nosso website o calendário de feiras de MILÃO e VERONA do ano 2015.

Contacte-nos para ter mais informações sobre cada uma das feiras.



18-12-2014

A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo apresenta: "Buon Appetito!"

Segunda-feira, dia 22 de Dezembro, irá realizar-se o primeiro almoço dedicado à região Apúlia.



A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo tem o prazer de apresentar o projecto "Buon Appetito!"
Desde o Piemonte até à Sicília, passando pela Toscânia e pelo Abruzo... Um tour enogastronómico que pretende apresentar produtos, receitas típicas, tradicionais e também novas receitas.

Em cada bimestre irão acontecer dois encontros. Apesar de terem objetivos diferentes serão sempre interessantes e interativos.
Um dos encontros terá lugar num dos muitos Restaurantes Italianos em Lisboa para almoços temáticos dedicados a uma região italiana, onde poderá ter a possibilidade de apreciar e saborear os produtos específicos da Região escolhida.
No outro, a ideia é pôr literalmente “as mãos na massa”, numa “tarde experimental”: um workshop coordenado por um Chef italiano que ensinará os segredos da cozinha da região escolhida. 

O primeiro encontro do projecto "Buon Appetito!" é um delicioso almoço dedicado à região Apúlia, que vai ter lugar na segunda-feira, dia 22 de Dezembro de 2014.
O preço da participação é de 20 € por pessoa (18€ para os nossos associados)

Para inscrições contacte-nos até ao dia 19 de Dezembro pelo e-mail lisboa@ccitalia.pt ou pelo telefone +351 21-7950263.



16-12-2014

Gastronomia e música no Jantar de Gala "Olá Italia!" em Lisboa

Teve lugar na passada noite de quinta-feira, 11 de Dezembro, a terceira edição do Jantar de Gala organizado pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo, o evento que reúne a Câmara, os seus associados e o "mundo italiano" em Portugal.

O evento, chamado "Olá Italia" em virtude dos laços de amizade e simpatia entre Portugal e Itália, decorreu na grande sala "Verdi" do Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa.

Com uma participação de mais de 160 convidados entre socios, amigos  e representantes das instituições, o "Olá Itália 2014" foi, uma vez mais, um êxito.

Confira aqui algumas das fotos da noite:





03-12-2014

IVECO e EUROSISTRA PORTUGAL anunciam o inicio de uma colaboração nacional

È com grande prazer que informamos que dois socios da nossa Câmara de Comércio, IVECO e EUROSISTRA PORTUGAL, anunciaram recentemente o inicio de uma colaboração nacional no âmbito da segurança rodoviária, da proteção do ambiente e da assistência rodoviária com a entrega à empresa autotranscais do 1° REBOQUE IVECO especialmente equipado com “MODULO GENIUS TRUCK”.

Leia o comunicado de imprensa para mais informações.



02-12-2014

2º Encontro de Desenvolvimento Empresarial Portugal 2020 e outras fontes de financiamento para as empresas

Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020 e definiu objetivos temáticos para estimular o crescimento. Produção de bens e serviços transacionáveis; incremento das exportações; transferência de resultados do sistema científico para o tecido produtivo são alguns dos objetivos das políticas a prosseguir no Portugal 2020.

No dia 9 de Dezembro a AERLIS organiza este evento com o objetivo de dar a conhecer a Estrutura e Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 e outras oportunidades de financiamento e instrumentos disponíveis para apoiar as empresas no seu crescimento.

Aceda ao programa em www.aerlis.pt/images/eventos/Encontro_Empresarial.pdf

Inscrições gratuitas sujeitas a confirmação.
Reserve já o seu lugar em www.aerlis.pt/encontrodedesenvolvimentoempresarial.html

Fonte: www.aerlis.pt



28-11-2014

Cursos de italiano no Porto

Informamos que no dia 5 de Janeiro, na nossa delegação do Porto, iniciarão os cursos de iniciação à língua italiana....Não percam esta oportunidade!

Para mais informações sobre os cursos, contacte-nos pelos telefones
-226064912
-927981656
ou pelo e-mail - porto@ccitalia.pt



27-11-2014

Homi - Janeiro 2015 em Milão

A Câmara de Comércio Italiana, em nome da Fiera Milano SpA, da qual somos delegados em Portugal, está a organizar uma delegação de empresas do sector da decoração da casa e dos adornos pessoais, bijuteria, ourivesaria e pratas, para visitar a próxima edição HOMI Janeiro 2015 que se realizará em Milão, no Pólo de Exposições em Rhò, de 17 a 20 de  Janeiro 2015. As empresas poderão inscrever-se, bastando para efeito devolver-nos a ficha de candidatura anexa, que será posteriormente avaliada pela FieraMilano e cuja decisão vos daremos sucessivamente conhecimento.

A Fiera Milano oferece:
-  2 noites de estada em Hotel para uma pessoa (In: 17 Janeiro 2015 e Out: 19 Janeiro 2015)
- transfers do hotel para a feira todos os dias e vice-versa (em horários estabelecidos)
- entradas na feira
- catalogo.
As datas previstas de chegada e de partida a/de Milão são as seguintes:
ida no dia         17 de Janeiro 2015 e
regresso no dia     19 de Janeiro 2015.

Mais informamos que este convite não inclui a viagem de avião para Milão nem os transfers do aeroporto para a feira nem do aeroporto para o hotel no dia da chegada nem no dia da partida. As despesas relativas ao/aos acompanhantes ficarão a cargo das empresas, incluindo a diferença entre quarto individual para duplo e  os transfers.

A única contrapartida que a FieraMilano pede aos convidados é a de elaborar uma agenda de  encontros (5 encontros diários obrigatórios) que se realizarão no stand dos expositores e aos quais terão que comparecer.

É favor contactar-nos para mais informações.



25-11-2014

A Colecção Franco Maria Ricci em Lisboa

A 28 de Novembro inaugura-se no Museu Nacional de Arte Antiga a exposição que reúne uma centena de obras da colecção privada do designer, editor e bibliófilo  italiano, nascido em Parma em 1937 Franco Maria Ricci.

Ficará aberta ao público até 12 de Abril, depois voltará para Parma, onde será inaugurado o museu que passará a albergar estas obras.
A Colecção Franco Maria Ricci, comissariada por José de Monterroso Teixeira, é "um feito único no país", garante António Filipe Pimentel. È uma exposição que reúne cerca de uma centena de obras, entre pinturas e esculturas do século XVI ao século XX. “É um privilégio e uma oportunidade para Portugal receber esta colecção de uma figura mítica do século XX”.

Até ao dia 12 de Abril, vamos poder ver no MNAA obras de artistas como Filippo Mazzola, Jacopo Ligozzi, Philippe de Champaigne, Bernini, Canova ou Thorvaldsen. “É um olhar focado numa espécie de retrato da condição humana, evocado peça a peça, na sua fragilidade, na sua eternidade, na sua precaridade, é uma viagem maravilhosa”.

Artigo completo: www.publico.pt



20-11-2014

TUTTO FOOD

A Câmara de Comércio Italiana em Portugal tem o prazer de vos informar que são abertas as inscrições para a TUTTO FOOD, a feira do setor alimentar por excelência, organizada por Fiera Milano. A única feira na Itália dedicada ao agronegócio e aberta apenas aos profissionais do ramo com uma abrangência realmente internacional.

Um momento fundamental de encontro e de reflexão sobre os principais aspetos da nutrição que constituirão o tema central da Expo 2015, da qual TUTTOFOOD será o evento de abertura.

Aqui pode efectuar o download da ficha de pré-adesão.

Para mais informações, não hesitem em nos contactar.



19-11-2014

Vinitaly 2015




Esta Câmara de Comércio Italiana, representante oficial da VeronaFiere em Portugal, tem o prazer de vos informar que estão abertas as inscrições para a edição de 2015 do VINITALY, uma manifestação ao serviço da empresa, a única que se dirige a todo o tipo de operadores do sector: produtores, importadores, distribuidores, profissionais da restauração, técnicos, jornalistas e opinion makers, etc.

Para mais informações, não hesitem em nos contactar. Estamos ao vosso dispor para vos ajudar a organizar a vossa participação na mais prestigiada feira vinícola italiana.

Aqui pode efectuar o download da ficha de pré-adesão expositor.

Caso pretendem participar na feira como visitantes, poderão solicitar o vosso Free Badge.

Contamos com a vossa presença em Verona, seja como expositores seja como visitantes.
 



19-11-2014

Notícias da imprensa:

Made in Italy: a excelência na web.

Está disponível on line a nova plataforma digital nascida da colaboração entre Google, Unioncamere e Ministério das Políticas Agrícolas Alimentares e Florestais.

Aproximar as empresas do Made in Italy à rede, favorecer a economia italiana no sector das exportações e dar a conhecer os produtos da excelência italiana no mundo. Estes são dois dos principais objetivos do projeto “Made in Italy: eccellenze in digitale”, que tem como ponto de força a plataforma digital www.google.it/madeinitaly, realizada por Google Cultural Institute: uma verdadeira montra sobre os melhores produtos produzidos na Itália.
Através de uma centena de mostras digitais feitas por contos, imagens, vídeos e documentos históricos, os utentes por cada parte do mundo podem assim descobrir as excelências do sistema agroalimentar e do artesanato italiano, da história e do vínculo que liga estes produtos ao território de pertença.
Desde os produtos mais famosos, como o Parmigiano Reggiano, o Prosciutto di Parma ou o vidro de Murano, até as excelências menos famosas, como a Fisarmonica de Vercelli, a renda de Ascoli Piceno ou a cenoura de Ispica.
A iniciativa propõe-se também de contribuir para que as empresas, em particular as PMI, possam beneficiar da potencialidade económica de internet. Com esta intenção nasce o site www.eccellenzeindigitale.it, realizado graças à colaboração da Fundação Symbola e com a coordenação científica do Professor Stefano Micelli da Universidade Ca’ Foscari de Veneza: um percurso formativo online para fornecer aos empresários ideias e referências praticas para utilizar a web como maneira útil de desenvolvimento do próprio business.

Fonte: www.italplanet.it



19-11-2014

Itália, leader europeia de qualidade na mesa

Com o reconhecimento da Indicação Geográfica Protegida à Piadina Romagnola e à Salama da Sugo, a Itàlia consolida a sua liderança europeia no campo das suas produções agroalimentare protegidas pela União Europeia, chegando até 268 e deixando para trás a França e a Espanha, que têm 217 e 179.

Isto é o que diz a Associação Italiana Coldiretti na ocasião do reconhecimento da IGP para os dois produtos da Emilia Romagna, com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia. Esta liderança foi ulteriormente confirmada pelas vendas dos produtos italianos de qualidade, protegidos por o reconhecimento comunitãrio (DOP/IGP) realizadas na Itãlia e no estrangeiro, que superou os 13 mil milhões de euros.

Fonte: www.italiaatavola.net, 04-11-2014



18-11-2014

Olá Italia!

O Jantar de Gala do "mundo italiano" em Lisboa


A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo tem o prazer de informar que terá lugar no próximo dia 11 de Dezembro às 20 horas, no hotel D. Pedro Palace, em Lisboa, o Jantar de Gala “Olá Italia!”, a terceira edição do evento que reúne a Câmara, os seus associados e o “mundo italiano” em geral num ambiente de festa.

Se o ano passado esteve connosco, não deixe de ver as imagens, disponíveis no nosso website, no endereço http://www.ccitalia.pt/notizieport.html#Ola13

Como já é tradição, além de uma demonstração prática da alta gastronomia italiana, realizada pelo chef siciliano Michele Bono, haverá animações ao longo do jantar. O evento contará com o apoio das instituições italianas presentes em Portugal, quais a Embaixada Italiana, o Instituto Italiano de Cultura, a Agência Nacional Italiana do Turismo e a Accademia Italiana della cucina. O custo para a participação no “Olá Italia” é de 50€ por pessoa.
Está prevista, ainda, a presença de patrocinadores. Assim, caso queira dar visibilidade à sua empresa na realização do evento e queira convidar clientes, fornecedores ou até amigos, poderá encontrar em anexo uma descrição das modalidades previstas para o efeito. Para qualquer dúvida ou informação adicional, poderá ainda, contactar com Teresa Lemos, através do email teresa.lemos@ccitalia.pt.



8-04-2014

Sessão-debate sobre o tema "As Práticas Individuais Restrictivas do Comércio"


Teve lugar no passado dia 3 de Abril, no Hotel Infante Sagres na cidade do Porto, a sessão-debate sobre o tema "As Práticas Individuais Restrictivas do Comércio", organizada pela JPAB - José Pedro Aguiar-Branco e Associados em parceria com a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo.
A sessão na qual participaram associados da Câmara de Comércio e convidados de ambas as entidades, contou com as apresentações de Maria de Deus Botelho (advogada da JPAB), e de Maria Helena Sanchez (Diretora do Departamento de Assuntos Jurídicos e de Contra Ordenacões da ASAE) e com a moderação de Maria Augusta Fernando (sócia da JPAB).
             

Informamos os nossos associados e amigos que a sessão-debate repetir-se-à no próximo dia 23 de Abril, pelas 18h, na Fnac de Santa Catarina (Porto).

Carregue aqui para efectuar o download da apresentação



1-04-2014

A Câmara de Comércio Italiana organiza em colaboração com a JPAB uma sessão-debate sobre "As Práticas Individuais Restrictivas do Comércio"


Esta iniciativa, dedicada aos associados da Câmara de Comércio Italiana, terá lugar no próximo dia 3 de Abril de 2014 às 14:30 no hotel Infante Sagres, no Porto.
A sessão contará com uma breve exposição juridica e com a intervenção de um responsável do Departamento de Assuntos Jurídicos e Contra Ordenações da ASAE.

Aqui pode encontrar  o convite com o programa da sessão


27-03-2014

Noticias da imprensa:

Illy e Lavazza pela primeira vez juntas para estudar o café


Illy e Lavazza pela primeira vez juntas para a investigação.
As duas empresas italianas deram lugar a uma investigação científica para estudar o café. O primeiro passo foi apresentado esta manhã em Milão: os resultados do sequenciamento do genoma do café arábica, a variedade mais conhecida no mundo. Uma coisa única no mundo da pesquisa genómica global, que abre o caminho para futuros desenvolvimentos do ponto de vista da ciência e da agroindústria, com consequentes ripercussões na economia em toda a fileira do café e com o envolvimento de todos os países consumidores  e produtores.
Este estudo, totalmente italiano, foi conduzido pelas universidades de Pádua e de Trieste e pelo Instituto de Genómica Aplicada de Udine, sob a coordenação do professor Giorgio Graziosi da DNA Analytica Srl, spin-off da Universidade de Trieste.

Para ler o artigo completo, por favor clique aqui

Fonte: Il Sole24Ore, 24/03/2014


20-03-2014

Taxas de derrama lançadas para cobrança em 2014

Informamos que foi publicado o Ofício-Circulado nº 20170/2014, de 14 de Março, o qual divulga as taxas de derrama lançadas para cobrança em 2014 relativamente ao periodo de 2013.

Para obter mais informações, por favor consulte aqui o documento em anexo


07-03-2014

Vinitaly 2014 - Verona 6-9 de Abril

Informamos que, em Itália na cidade de Romeo e Julieta, dentro de um mês vai começar o mais importante Salão Internacional de Vinhos e destilados.
Não perca essa oportunidade, descubra como participar!

Para obter mais informações continue a ler aqui...


27-02-2014

Prémio "Ospitalità Italiana" 2013/2014 - Ultimos dias para votar

Lembramos aos nossos associados e amigos que faltam só 2 dias para poderem votar nos seus restaurantes favoritos e participar no sorteio de 5 estadias para duas pessoas em Itália.
Para obter mais informações continue a ler aqui...


25-02-2014

Calendário Feira Verona 2014

Informamos que foi publicado o calendário das feiras da "Fiera Verona" em Itália e no estrangeiro (Brasil, EUA, Marocco, Russia entre outros) para o ano 2014.

Carregue aqui para efectuar o download


05-02-2014

Reforma do IRC


Informamos que foi publicado na secção Publicações um documento informativo sobre a reforma do IRC, realizado pelo nosso sócio "RFF&Associados".
Para obter mais informações
continue a ler aqui...


03-02-2014

Calendário Feira Milano 2014

Informamos que na secçáo eventos foi publicado o calendário das feiras da "Fiera Milano" em Itália e no estrangeiro (Brasil, Turquia, China, Russia entre outros) para o ano 2014.

Carregue aquí para efectuar o download


30-12-2013

Cursos de italiano no Porto

Informamos que estão abertas as inscrições para os cursos trimestrais de língua italiana que irão iniciar no dia 6 de Janeiro de 2014, na delegação da Câmara de Comércio Italiana em Portugal do Porto, na Rus Júlio Dinis, 728 - 8º - Sala 812, nos seguintes horários:

Cursos Horas Dias
A1 Turma A 11.30-13.00 Terças e Sextas-feiras
A1 Turma B 19.00-20.30 Segundas e Quartas-feiras
A2 Turma A 19.00-20.30 Terças e Quintas-feiras
A2 Turma B 10.00-13-00 Quintas-feiras
B1  17.30-20.30 Sextas-feiras
B2  19.00-20.30 Terças e Quintas-feiras
C1  11.30-13.00 Segundas e Quartas-feiras
C2  19.00-20.30 Segundas e Quartas-feiras


A matrícula de inscrição e frequência de cada módulo trimestral de 30 horas é de Euros 200 (IVA incluído, material didáctico não incluído). É concedido um desconto de 10% (Euros 180) nas cotas de inscrição a:
 
1. Funcionários de agências de viagens e de turismo, de estabelecimentos hoteleiros e de restaurantes.
2. Funcionários de firmas italianas ou sócias desta Câmara de Comércio.
3. Filhos de italianos (Pai e/ou Mãe).
4. Titulares do "Cartão Jovem".
Reembolsos: se o aluno não puder frequentar o curso poderá revalidar a inscrição, uma única vez, para o período seguinte, nos primeiros 15 dias a contar da data de início das aulas. A importância paga não será, em caso algum, restituída.


23-12-2013

Gastronomia e música nos Jantares de Gala "Olá Italia 2013" no Porto e em Lisboa

Tiveram lugar na noite de terça-feira, dia 10 de Dezembro, no Porto, e de quarta-feira, dia 12 de Dezembro, em Lisboa, os Jantares de Gala organizados pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo em colaboração Generali, BNP Paribas, Europ Assistance, Lipari Garcia e Associados, Bialuso, Unilever e Ferrero. 

O evento, chamado "Olá Itália" em virtude dos laços de amizade e simpatia entre Portugal e Itália, decorreu no Palacio do Freixo do Porto, e na grande sala "Verdi" do Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa.

Com uma participação de mais de 250 convidados entre socios, amigos  e representantes das instituições, o "Olá Itália 2013"  foi um verdadeiro êxito, graças à proposta gastronomica e ao espetáculo oferecido pelos cantantes liricos que sorprenderam os convidados de Lisboa e pelo grupo de fado que actuo no Porto.


Confira aqui o vídeo da noite de Lisboa:




Confira aqui as imagens da noite de Lisboa:




Confira aqui as imagens da noite do Porto:






06-12-2013

Entrevistas realizadas durante a  cerimónia "Ospitalità Italiana" - Vídeo disponível

No seguimento da cerimónia de entrega dos selos de qualidade “Ospitalità Italiana” a 13 restaurantes italianos em Portugal, que decorreu na Embaixada de Itália no passado dia 21 de Novembro, temos o prazer de informar que já foi publicado um excerto das entrevistas realizadas a alguns dos premiados.

O vídeo está disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=fJjqZFV9ZiE, ou carregando na imagem abaixo.

No canal Youtube da Câmara de Comércio, sãp publicadas as entrevistas realizadas a cada um dos premiados, incluindo aqueles que não estiveram presentes na cerimónia.



29-11-2013

O navio da Marinha Militar Italiana “Caio Duilio” em visita a Lisboa


No próximo dia 4 de Dezembro, o navio da Marinha Militar Italiana “Caio Duilio” chegará ao Porto de Lisboa para fazer uma escala depois de ter visitado as cidades de Klaipèda e Helsínquia e de ter participado no exercício “Steadfast Jazz 2013” da NATO que se realizou ao largo das costas polacas e se concluiu sábado, 9 de Novembro.

O Navio Duilio, a maior unidade do grupo naval do exercício constituído, entre outros, pela fragata antiaérea holandesa HNLMS De Ruyter, pela fragata polaca Kosciuszko e pelo submarino polaco Sokol, garantiu as funções de coordenação da defesa aérea e de superfície, conduzindo também numerosas ações de formação anti-submarina.

O navio estará aberto ao público gratuitamente no Cais do Jardim do Tabaco, nos seguintes dias e horários:
Dia 5 de Dezembro (quinta-feira) - das 16.30 as 18.30
Dia 7 de Dezembro (sábado) - das 14.30 as 18.30
Dia 8 de Dezembro (domingo) - das 14.30 as 18.30

Para ler o comunicado oficial, clique aqui. 29-11-2013


27-11-2013

"Ospitalità Italiana 2013", treze restaurantes portugueses receberam os selos na Embaixada de Itália


A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo tem o prazer de informar que no passado dia 21 de novembro, treze restaurantes foram recebidos na Embaixada de Itália em Lisboa para a cerimónia de entrega dos selos de qualidade “Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no mundo”, organizada por esta Câmara de Comércio como conclusão da edição 2013 do homónimo projecto. Nesta edição foram premiados os seis restaurantes que na edição do ano passado receberam o selo e que este ano conseguiram a sua renovação:

- Italy Caffé Ristorante Pizzeria (Lisboa, Saldanha);
- La Dolce Vita (Lisboa, Parque das Nações);
- Valentino Expo - Raffaello (Lisboa, Parque das Nações);
- Amici, Ristorante Italiano Bar (Algarve, Praia da Luz);
- Ristorante Il Grissino (Algarve, Almancil);
- Ristorante Belmondo (Algarve, Lagoa)


Sete foram os restaurantes que receberam o selo pela primeira vez e passaram a fazer parte da família “Ospitalità Italiana”:

- Osteria (Lisboa, Madragoa)
- Momenti Italiani (Lisboa, Bairro Alto)
- Gulli (Cascais, Baia de Cascais)
- Porto di Mare (Cascais)
- Casa d’Oro (Porto)
- Pasta Fresca & Pizza (Matosinhos, Porto)
- Trattoria Vecchia Milano (Algarve, Lagoa)

              

Leia o comunicado integral aqui...


 20-11-2013

"Juventude em Acção 2013" - Download do guia agora disponível


Temos o prazer de comunicar o lançamento do info point do projecto "Juventude em Acção". destinado aos interessados na produção e comercialização de produtos biológicos.

O info point está disponível e funcionará nos dias 27 de Novembro, 4 e 11 de Dezembro 2013, das 10 às 13 horas, na sede da CCIP, sita na Av. 5 de Outubro, 95-4º Dtº, em Lisboa ou através do telefone 217950263 e e-mail lisboa@ccitalia.pt.

Está também disponível o "Guia para o Empreendedorismo Jovem Eco-sustentável - Agricultura biológica. Boa para a natureza, boa para si".

Para efectuar o download, clique aqui.


14-11-2013

Projecto "Ospitalità Italiana 2013", sete restaurantes portugueses premiados



A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo, no âmbito do projecto “Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no mundo”, tem o prazer de informar que a edição 2013 já se encontra concluída, tendo já sido avaliados os numerosos restaurantes de todo o pais que se candidataram e tendo sido escolhidos os que conseguiram a certificação neste ano.

Trata-se dos seguintes locais:
   - Casa d’Oro (Porto)
   - Gulli (Cascais)
   - Momenti Italiani (Lisboa)
   - Osteria (Lisboa)
   - Pasta Fresca&Pizza (Matosinhos)
   - Porto di Mare (Cascais)
   - Vecchia Milano (Lagos)


Serão premiados também os restaurantes que na edição passada obtiveram a certificação e que, neste ano, conseguiram a sua renovação:
   - Amici (Praia da Luz)
   - Belmondo (Lagoa)
   - Il Grissino (Almancil)
   - Italy Caffé (Lisboa)
   - La dolce vita (Lisboa)
   - Valentino Expo (Lisboa)



A estes restaurantes vão os nossos parabéns. Mas não só: no próximo dia 21 de Novembro, numa cerimónia que decorrerá na Embaixada de Itália, teremos o prazer de lhes entregar os diplomas e as placas que poderão afixar junto à entrada dos locais.

Não podemos, contudo, deixar de agradecer a todos os restaurantes que nos acolheram, respondendo às nossas perguntas e abrindo as portas das suas cozinhas e armazéns para que pudéssemos efectuar as avaliações.
Em particular, aos restaurantes que não obtiveram a certificação, lembramos que é possível voltarem a candidatar-se para a próxima edição de 2014.

Lembramos ainda que esta iniciativa não comportou nesta edição, e não comportará na de 2014, algum custo para os participantes, tendo como objectivo distinguir os restaurantes que respeitem as tradições da gastronomia italiana, sendo, portanto, autênticos embaixadores da boa comida Italiana em Portugal e no mundo, decorrendo em mais 43 países.

Se tem um restaurante italiano que não foi contactado na edição de 2013, ou se quer mais informações ou ainda quer assinalar um restaurante que conhece, contacte com a Câmara de Comercio, através do numero de telefone 217950263 ou do email lisboa@ccitalia.pt.

Está disponível, ainda, o site institucional do projecto: www.10q.it.

O projecto é realizado com o contributo do "Fondo Intercamerale di Intervento di Unioncamere".


31-10-2013

Info point para apoio na criação de empresas juvenis no sector da agricoltura biológica



A CCIP disponibilizará, na sua sede de Lisboa, um info point dedicado aos jovens empresários e aos jovens em geral que estejam interessados em desenvolver uma actividade no sector da agricoltura biológica e que precisem de informações relativas à abertura de uma empresa, à legislação europeia e portuguêsa do sector, também como à certificação e às respectivas documentações.

Tal apoio estará disponivel todas as quartas-feiras, das 10h às 13h, de 20 de Novembro até 11 de Dezembro 2013.

A iniciativa faz parte do programa europeu YOUTH IN ACTION, que a CCIP está a desenvolver em colaboração com a Câmara de Comercio e Indústria Italiana na Espanha. È uma acção internacional dirigida aos jovens e aos jovens empresários, para favorir o desenvolvimento de empresas no sector dos produtos biológicos.


22-10-2013

Estudo sobre o mercado imobiliário no 1º Semestre de 2013

A Worx, uma das principais consultoras imobiliárias em Portugal e sócia desta Câmara de Comércio, publicou um relatório sobre o mercado imobiliário em Portugal, e pediu a nossa colaboração no sentido da sua divulgação entro os nossos amigos e associados.

O referido relatório encontra-se dividido em:
- Mercado de escritórios
- Mercado de retalho e comércio de rua
- Mercado indústrial e logística
- Hotelaria e turismo residencial
- Investimento

Clique aqui para aceder ao WMarketReview 1. Semestre 2013
Click here to WMarketReview 1st Half 2013








22-07-2013

Entrevistas os presidente Santi Cianci

No passado mês de Junho foram transmitidas as entrevistas ao Dr. Santi Cianci, Presidente da Camera di Commercio Italiana per il Portogallo.

As entrevistas foram realizadas pela redação do programa televisivo “Mediterrâneo” do canal italiano Rai 3 e pela redação do programa "Ganhar Mundo", do canal TVI24.


As entrevistas estão agora disponíveis nos seguintes sites Rai3 e TVI24.

13-06-2013

Prémio Ospitalità Italiana - Ristoranti  Italiani nel Mondo

No passado mês de Junho durante a cerimónia de gala que teve lugar em Roma, foi encontrado o vencedor do Prémio Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo: “Il Soffritto Grill di Newark”.

A cerimónia foi transmitida em streaming a partir do website www.premiospitalita.it, onde poderá encontrar imagens e vídeos da entrega dos prémios.

Para mais informações sobre o projeto Ospitalità Italiana e sobre o prémio, convidamos a consultar os seguintes websites:

http://www.premiospitalita.it/ http://www.impresaturismo.it/archivio/62-giugno-

2013/238-premio-ospitalita-italiana-2013-ecco-tutti-i-vincitori.html


04-06-2013

Restaurante “La dolce vita”, de Lisboa, entre os 3 finalistas europeus do Prémio Ospitalità Italiana



No dia 28 de Fevereiro concluiu-se a votação para a IIº Edição do Prémio Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo.

Depois de terem sido examinadas as notas atribuidas por clientes de tudo o mundo, a satisfação dos clientes conduziu à seleção de 15 restaurantes, os primeiros 3 por cada uma das 5 áreas geográficas.

Gostaríamos de evidenciar como na Área Europeia, entre os três finalistas, está presente um restaurante italiano em Lisboa, o “La Dolce Vita”, certificado por esta Câmara de Comércio no ano de 2012:  

América do Norte

- “Soffritto Italian Grill” de Newark (CCIE de New York)
- “La Ciccia”de San Francisco (CCIE de Los Angeles)
- “Zambri’s” de Victoria (CCIE de Vancouver) 
América Latina
- “La Piadina Cucina Italiana” de São Paulo (CCIE de San Paolo) 
- “Pasquale Cantina”  de São Paulo (CCIE de São Paulo) 
- “Riviera” de Guayaquil (CCIE de Quito) 
Europa Ocidental
- “La Dolce Vita” de Lisboa (CCIE de Lisboa) 
- “Il Piccolo” de Pontevedra (CCIE de Madrid) 
- “La Locanda” de Gisburn (CCIE de Londres) 
Europa Oriental, Médio Oriente e África
- “Certo” de Dubai (CCIE de Sharjah) 
- “Millennium da Pippo” de Budapest (CCIE de Budapest) 
- “Bontempi” de Mosca (CCIE de Mosca) 
Ásia e Oceania
- “Zeffirino Ristorante” de Hong Kong (CCIE de Hong Kong) 
- “Italian Pantry” de North Hobart (CCIE de Melbourne) 
- “La Piola” de Hong Kong (CCIE de Hong Kong)

No início de Maio a Comissão Nacional, composta por especialistas do sector, selecionou o vencedor de cada área geográfica, usando como parâmetros a puntuação técnica, a satisfação dos clientes e a análise da documentação relativa às estruturas (fotografias, web sites, brochuras etc.). 

Através desta seleção foram então escolhidos os 5 restaurantes finalistas que parteciparão na noite de premiação da IIº Edição do Prémio Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo, que terá lugar em Roma no próximo dia 12 de Junho: 


Ámerica Latina Riviera (Guayaquil - Ecuador) 

Europa Ocidental Il Piccolo (Pontevedra - Spagna) 

Europa Oriental, Médio Oriente e África Certo (Dubai - Emirati Arabi) 

Ásia e Oceania Italian Pantry (North Hobart - Australia) 


Enquanto aguardamos a nomeação do vencedor do premio, felicitamos desde já o restaurante “La dolce vita” de Lisboa pelo resultado atingido e como este, todos os outros restaurantes certificados por terem partecipado neste concurso. 

Para mais informações sobre o projeto Ospitalità Italiana e sobre o reconhecimento, convidamos a consultar os seguintes websites

http://www.10q.it/ristoranti_italiani_mondo.php, http://www.premiospitalita.it/rim/ita/index.php

 

27-05-2013

Mais Formações Modulares Certificadas na delegação do Porto

Terão lugar a partir do próximo dia 31 de Maio, na nossa delegação do Porto, as seguintes formações modulares certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho):

  • (UFCD 2496)    Organização e Gestão de Pequenos Negócios- pós laboral
  • (UFCD 2519)    Desenho Mão  Livre
  • (UFCD 2496)    Organizacão e Gestão de Pequenos Negócios - Casa do Alto (Pedrouços)

Para mais informações sobre os cursos de formação, carregue nos links acima e/ou contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt




09-04-2013

Espaço I LOVE ITALIA na Feira ALIMENTARIA Horexpo de Lisboa, de 14  a  17 de Abril 2013

De 14 a 17 de Abril realizar-se-á em Lisboa a Feira International ALIMENTARIA.

Nesta feira, que tem uma cadencia bienal e representa a expressão mais importante do sector alimentar em Portugal, a nossa Câmara de Comércio estará presente com o stand “I LOVE ITALIA”.

Trata-se de um stand de 27m2, localizado no pavilhão 2 da FIL, que acolhe no seu interior quatro empresas:
- Novos Ceus: empresa de importação e distribuição de produtos alimentares italianos;

- Liomatic Lavazza: importadora exclusiva do sistema LAVAZZA ESPRESSO POINT em Portugal;

- Pasta Garofalo: produção e comercialização de “pasta” e molhos;

- Negrini: importadora e distribuidora de produtos de gastronomia e enologia italiana.

Estará presente também um pequeno desk onde ilustraremos as principais actividades da Câmara, em particular aquelas relativas ao projecto “Ospitalità Italiana”, que tem por objectivo a promoção e proteção da excelência gastronómica italiana, nomeadamente os produtos DOP e IGP, além da certificação dos restaurantes italianos em Portugal que respeitem determinados requisitos de qualidade.

Dedicaremos também, em qualidade de representantes da ENIT- Agencia Nacional Italiana do Turismo, um pequeno espaço à promoção da Itália como destino para o turismo eno-gastronomico.  

Em relação às actividades paralelas previstas, realizaremos na próxima terça-feira, dia 16 de Abril, em colaboração com a Embaixada de Itália e a Accademia Italiana della Cucina uma breve apresentação sobre “Património gastronómico italiano e Dieta Mediterrânica: promoção e proteção no âmbito internacional”. A apresentação decorrerá entre as 10h15 e as 11h15 no auditório 2 do Pavilhão 1.

Mais, na próxima quarta-feira, dia 17 de Abril, organizaremos um “show cooking” dentro do recinto da feira, mais precisamente no Pavilhão 1, na área chamada “Cook Experience” (1B210)

A iniciativa terá lugar entre as 12h30 e as 13h30 no espaço Cook Experience (Pavilhão 1) e verá 3 dos 6 Chef’s dos restaurantes galardoados com a certificação “Ospitalità Italiana”, realizarem os seus melhores pratos e descrever os ingredientes e as principais fases da realização.

Eis os restaurantes galardoados presentes e o que irão realizar à vossa frente:

Il Grissino (Almancil): Lumaconi sul piatto con croccantino al parmigiano

La Dolce Vita (Lisboa – Expo): Ravioli all’Aceto Balsamico  

Italy Caffe Restaurant (Lisboa - Av. Duque d'Avila): Prato surpresa

Ristorante Belmondo (Porches): Tagliolini Neri con Gamberi alla Salsa Mediterranea

Passe pela feira, cheire, olhe, aprenda e…porque não, prove os maravilhosos pratos que os cozinheiros da “Ospitalità Italiana” sabem preparar.

Esperamos que nos possa visitar no stand “I Love Italia” (2C080) e que possa participar nas iniciativas que temos em programa.


15-03-2013

Projecto "Ospitalità Italiana": candidaturas  abertas até 31/05/2012

Ospitalità italiana

Informamos que a fase de candidatura deste segundo ano do projecto Ospitalità Italiana - Restaurantes italianos no mundo, encontra-se aberta até final do mês de Maio 2013.

Os restaurantes italianos que pretendam obter a certificação deverão preencher e devolver a ficha de adesão até ao dia 31/05/2013, podendo receber a visita de controlo até ao dia 30/06/2013.

Para mais informações, ou para obter e devolver as fichas, contacte-nos pelo telefone 21 7950263 ou pelo e-mail lisboa@ccitalia.pt





12-02-2013

Mais Formações Modulares Certificadas na delegação do Porto


Terão lugar a partir do próximo dia 14 de Fevereiro, na nossa delegação do Porto, as seguintes formações modulares certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho):

  • (UFCD 3473) Desenho e organização de programas e actividades de animação
  • (UFCD 0396) Negociação

Para mais informações sobre os cursos de formação, carregue nos links acima e/ou contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt

 

28-01-2013

Novas Formações Modulares Certificadas na delegação do Porto


Terão lugar a partir do próximo dia 6 de Fevereiro, na nossa delegação do Porto, as seguintes formações modulares certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho):

  • (UFCD 3485) Informação e promoção do destino turístico Portugal
  • (UFCD 5611) Técnica de pintura a Guache
  • (UFCD 5612) Técnica de pintura a Aguarela

Para mais informações sobre os cursos de formação, carregue nos links acima e/ou contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt

 

11-01-2013

DVD de "Para Roma Com Amor" disponível a partir de 23 de Janeiro


para roma dvdNo seguimento da colaboração com ZON Lusomundo na realização da antestreia do filme de Woody Allen, "Para Roma Com Amor", informamos os nossos amigos e parceiros que a partir do próximo dia 23 de Janeiro, estará a venda o DVD do filme na principais lojas do país.

Se quiser pre-reservar um ou mais dvd's, ou para mais informações, entre em contacto connosco atrevé do email lisboa@ccitalia.pt ou do telefone 217950263

 

 

14-12-2012

Grande participação no Jantar de Gala "Olá Italia!"


Jantar de Gala Ola ItaliaTeve lugar na noite de quarta-feira, dia 12 de Dezembro, o primeiro Jantar de Gala organizado pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo. 

O evento, chamado "Olá Itália" em virtude dos laços de amizade e simpatia entre Portugal e Itália, decorreu na grande sala "Verdi" do Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa.

Com uma participação de 200 convidados entre socios, amigos  e representantes das instituições, o "Olá Itália"  foi um verdadeiro êxito.

Confira aqui algumas imagens da noite: 

jantar de gala ola italiajantar de gala ola italia2 jantar de gala ola italiajantar de gala Ola italia  jantar de gala ola italiajantar de gala ola italia6  jantar de gala ola italia 7jantar de gala ola italia8




03-12-2012

Cursos gratuitos de Formação na delegação do Porto


Terão lugar a partir dos próximos dias 05 e 07 de Dezembro, na nossa delegação do Porto, as seguintes formações modulares certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho):

  • (UFCD 6934) Língua Espanhola serviço de receção, atendimento e informação turística
  • (UFCD 5509) Projeto de uma Micro-empresa
  • (UFCD 2496) Organização e Gestão de Pequenos Negócios

Para mais informações sobre os cursos de formação, carregue nos links acima e/ou contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt





19-11-2012

Curso sobre “História da Canção Napolitana”


A Câmara de Comércio Italiana inicia no próximo dia 8 de Janeiro, no Porto, um curso sobre “História da Canção Napolitana”.

O curso será ministrado pelo Prof. Giuseppe Mea e terá a duração de 12 sessões.

- Horário: 6ª feira - 18.00h – 20.00h

- Início: 8 de Janeiro de 201

- Preço: €150 (IVA incluído)

Para mais informações sobre o curso, contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt




09-11-2012

Ospitalità Italiana 2012: seis restaurantes portugueses premiados!


premiazione ospitalita italiana lisbona

Temos o prazer de informar que ontem no dia 7 de novembro, seis restaurantes foram recebidos na Embaixada de Itália em Lisboa para a cerimónia de entrega dos selos de qualidade “Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no mundo”, organizada por esta Câmara de Comércio como conclusão da edição 2012 do homónimo projecto. Trata-se de três restaurantes italianos de Lisboa e três da região do Algarve: 

• Italy Caffé Ristorante Pizzeria (Lisboa, Saldanha);

• La Dolce Vita (Lisboa, Parque das Nações);

• Valentino Expo (Lisboa, Parque das Nações);

• Amici, Ristorante Italiano Bar (Algarve, Praia da Luz); 

• Ristorante Il Grissino (Algarve, Almancil);

• Ristorante Belmondo (Algarve, Lagoa) 

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas entre vencedores, jornalistas e operadores do sector agroalimentar...


Continue a ler..





28-09-2012

Aprenda italiano connosco! Cursos de iniciação em Outubro


Terão lugar a partir do próximo dia 01 de Outubro, na nossa delegação do Porto, os cursos de iniciação à lingua italiana.

Porquê estudar italiano?
Porque o italiano é uma língua de cultura, de estudo e de trabalho.

Quando visitar a Itália, exprima-se na língua de Dante, de Leonardo da Vinci e de Giuseppe Verdi, só para citar alguns dos muitos que enriqueceram o panorama cultural mundial.

A Câmara de Comércio Italiana no Porto proporciona uma vasta oferta de cursos (inclusive o para o comércio e o turismo), com docentes de língua mãe qualificados.

A Câmara de Comércio Italiana é certificada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) como entidade formadora de Língua e literaturas estrangeiras.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt





18-09-2012

Para Roma, com Amor -  20 de Setembro nos cinemas ZON Lusomundo


Para Roma Com Amor woody AllenA nossa Câmara de Comércio tem o prazer de informar que a partir do próximo dia 20 de Setembro, terão a oportunidade de assistir, nas salas de cinema Zon Lusomundo, ao novo filme de Woody Allen, "Para Roma, com Amor", uma comédia caleidoscópica passada numa das cidades mais encantadoras do mundo, Roma.

O filme dá-nos a conhecer um reconhecido arquitecto americano a reviver a sua juventude; um morador de Roma de classe média, que subitamente se torna na maior celebridade da cidade; um jovem casal da província com diferentes desencontros românticos; e um diretor de ópera americana que se esforça por transformar um agente funerário num cantor de ópera

John (Alec Baldwin), um reputado arquiteto americano, encontra-se a passar férias em Roma, onde viveu durante sua juventude. Ao passear pelo seu antigo bairro, encontra Jack (Jesse Eisenberg), um jovem em quem John se revê quando tinha a mesma idade. ...

Leia a sinopse completa





17-09-2012

Noticias da imprensa:

Expo Milano 2015 liga-se com Veneza


O contrato foi ganho, o terreno foi partido, marcas antigas eliminadas e agora é tempo da fase dois na corrida à Expo Milano 2015 – a fase de sedução.

Os organizadores do evento estão agora determinados a convencer o maior número de pessoas a visitar a “estravagância” que irá ter lugar no norte de Itália, na cidade de Milão. Expo 2015 são seis meses prósperos que darão, entre outras coisas, uma excelente oportunidade à Itália para demonstrar as habilidades das pessoas e a atratividade do país como destino de negócios e investimentos.

O objetivo é atrair 20 milhões de visitantes durante o evento. Não é coincidência que esta fase de “sedução” comece agora em Veneza, onde decorre o Festival Internacional de Filmes e a Bienal, que de acordo com as estimativas irá atrair entre 20 e 24 milhões de turistas.

Os organizadores da Expo Milano 2015 juntaram-se a alguns dos melhores diretores criativos, para planear a “viagem no tempo” das Exposições Universais, desde a origem em 1851, até à sua última edição em 2010.

De Londres a Shangai, é uma viagem por cidades que já acolheram a exposição Universal, um filme documentário chamado “Exchanges. Expo changes the world”.

Apresentado na Terça-feira durante o 69º Festival de Filmes Internacional de Veneza, o filme “faz um balanço do que as Expo’s deixaram no passado e na história dos países que a acolheram ” disse a realizadora Monica Maggioni. “Uma Expo é um encontro para as pessoas discutirem os problemas e desafios. É uma troca de ideias”, disse Maggioni.

Na antestreia de Terça-Feira participaram Giorgio Orsoni, Presidente da Câmara de Veneza e Presidente do comité da Expo Venezia, e Paolo Baratta, Presidente da Bienal de Veneza. Os organizadores da Expo Milano 2015 estiveram também entre os participantes, incluindo Diana Bracco, Presidente da Expo 2015 e Giuseppe Sala, Diretor Executivo da Expo.

Os fantasmas de expos passadas, de Londres em 1851, Paris em 1889 e 1990, Milão em 1906, Osaka em 1970 e Shangai em 2010, são os marcos usados para convidar os visitantes a fazerem parte da história. Relatos do arquiteto, artista e designer Daniel Libeskind, do engenheiro italiano, académico e ministro da educação Francesco Profumo e do arquiteto japonês Tadai Ando, trazem vida à Expo. Artigos e fotografias de arquivo de Thomas Edison e dos irmãos Lumiére, mostram como as expos têm sido sempre “guias” para a mudança económica política e social, sendo capazes de moldar o mundo e sensibilizar as pessoas para importantes desafios humanitários.

O plano da expo de Milão é tornar-se parte da história, como as Expos do passado foram, procurando meios para garantir alimentação genuína, segura e suficiente para toda a humanidade.

Daí que o tema escolhido tenha sido “Feeding the Planet – Energy for Life”.

Fonte: Ansa for Italy, 04/09/2012




07-09-2012

Noticias da imprensa:

Levanta voo o “maxi polo” do sector aeroespacial italiano


Ontem e Hoje (4 e 5 de Setembro), no Ministerio do Desenvolvimento Economico, em Roma, foram dias de imersão total para se moldar e programar o “mega distrito” do sector aeroespacial italiano, um cluster nacional que nasceu de uma aliança entre os polos aeroespaciais das regiões de Puglia, Campania e Lazio e os comités para o distrito de Lombardia e Piemonte.

Cinco polos que representam 90% da produção e dos funcionários da industria aeroespacial, um sector que em Itália apresenta um turnover de 90 milhões de euros (dados de 2010), com 39 mil dependentes, posicionando-se em sexto lugar a nível mundial e quarto, a nível europeu.

Só a aeronáutica contribui em média 8-10% para o saldo positivo da balança comercial italiana e para mais de 2% das exportações. Ontem à tarde (4 de Setembro), o primeiro encontro, à porta fechada, no qual participaram os presidentes dos distritos e dos comités envolvidos, bem como os representantes de Finmeccanica e Avio.

Nesta manhã (5 de Setembro), uma nova reunião à porta fechada será alargada a outros representantes de empresas do sector. Ausentes, por agora, algumas regiões que irão decidir, num segundo momento, se aderem, mesmo que tal pareça óbvio […]

Fonte: Il sole 24 ore, edizione online, 05/09/2012




04-09-2012

Veleiro Escola "Amerigo Vespucci" em Lisboa, de 4 a 7 de Setembro 2012


O Veleiro Escola "Amerigo Vespucci" da Marinha Militar Italiana, um dos veleiros mais espetaculares do mundo e o último existente com três pontes e a vela quadrada, chegará hoje a Lisboa.

O veleiro partiu do porto de Livorno no dia 16 de Julho para o 78º curso de formação de Cadetes da Academia Naval.

Este ano as atividades desenvolvem-se no Mediterrâneo, no Atlântico e no Mar da Mancha, com um programa que trará o navio a Lisboa de 4 a 7 de Setembro, para regressar no dia 21 de Setembro a Livorno depois da passagem por Valencia.

O Amerigo Vespucci, ao serviço da Marinha Militar desde 1931, tem uma tripulação de 278 pessoas e é comandada pelo Capitão Domenico La Faia. Tem 24 velas, mede 101 metros de comprimento e tem um mastro de 54 metros.

Esteve sempre em serviço permanente, a não ser durante a II Guerra Mundial, e foi concebido com o objetivo de dar uma formação militar de alta qualidade aos Cadetes da Academia Naval.

O veleiro Vespucci, que participa regularmente em desfiles navais e competições entre veleiros, 2002 cumpriu em 2002 uma viagem em volta ao mundo.

Será possivel visitá-lo entre os dias 4 e 6 de Setembro 2012, entre as 14h e as 18h.




29-08-2012

TriestEspresso Expo, de 25 a 27 de Outubro 2012


O mundo do café marca encontro em Trieste de 25 a 27 de Outubro de 2012, por ocasião da 6ª edição da feira “TriestEspresso Expo”, o mais importante evento dedicado exclusivamente ao sector do café expresso.

Apresenta-se o mundo do café em apenas uma exposição, dedicada e pensada para os operadores internacionais do sector. Trata-se da feira italiana mais importante do business to business, organizada pela Aries (Azienda Speciale della Camera di Commercio di Trieste).

Esta feira é a única a focar-se no mercado do café expresso e em todos os seus suplementos, desde produtores de máquinas de café, maquinarias para torrefação, chávenas, embalagens de produtos relacionados com café, a produtores de café verde, importadores, distribuidores, transportadores, torrefatores...

Não se trata de uma simples exposição, mas sim de um encontro de importante valor económico que exalta o café expresso, produto bandeira do “Made in Italy” de qualidade, ao par da sua dimensão internacional. 

Já se regista uma presença consistente de atores internacionais. Destacam-se os produtores de café verde e entre eles, alguns são considerados como pilares do mercado internacional, tanto em volume como em qualidade, estamos a falar de países como: Vietnam, Colômbia, Índia, Indonésia e Guatemala. Mas a grande internacionalização do evento está confirmada também por outros expositores como a Itália, Israel, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Emirados Árabes, Estados Unidos da América, Polónia e Rússia...

Continue a ler carregando aqui




28-08-2012

Aprenda italiano connosco! Cursos de iniciação e intensivos em Setembro


Terão lugar a partir do próximo dia 03 de Setembro, na nossa delegação do Porto, os cursos de iniciação à lingua italiana e os cursos intensivos de língua italiana.

Porquê estudar italiano?
Porque o italiano é uma língua de cultura, de estudo e de trabalho.

Quando visitar a Itália, exprima-se na língua de Dante, de Leonardo da Vinci e de Giuseppe Verdi, só para citar alguns dos muitos que enriqueceram o panorama cultural mundial.

A Câmara de Comércio Italiana no Porto proporciona uma vasta oferta de cursos (inclusive o para o comércio e o turismo), com docentes de língua mãe qualificados.

A Câmara de Comércio Italiana é certificada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) como entidade formadora de Língua e literaturas estrangeiras.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt




26-06-2012

Projecto "Ospitalità Italiana" 2012


Ospitalità italiana

É com muito prazer que informamos os nossos Associados e amigos que a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo continuará, em 2012, a desenvolver o projecto "Ospitalità Italiana", cujas principais características são a certificação dos restaurantes italianos que respeitem determinados padrões de qualidade, a valorização do "made in italy" alimentar e a sensibilização sobre a questão da contrafação dos produtos gastronómicos italianos de excelência.

Entre as primeiras actividades previstas para esta nova anuidade do projecto, assinalamos a cerimónia de entrega das certificações dos restaurantes que participaram no projecto do ano passado. O evento contará também com a apresentação da nova anuidade e das actividades que esta prevê.

Temos, ainda, o prazer de anunciar que já foram escolhidos, no ambito da primeira edição do PREMIO OSPITALITÀ ITALIANA - RISTORANTI ITALIANI NEL MONDO, os 7 restaurantes vencedores (um por cada área geográfica) e o vencedor absoluto do prémio. Para conhecer os nomes e um pouco da historia destes restaurantes, consulte os dois ficheiros abaixo:


italia nel piatto Ospitalita italiana


italia piatto2

O projecto é realizado com o contributo do "Fondo Intercamerale di Intervento di Unioncamere".




18-06-2012

Jantar de apresentação do Consorzio Paniere Cosentino


O Grémio Literário em colaboração com a Accademia Italiana della Cucina e a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo, organiza um jantar de apresentação do Consorzio Paniere Cosentino, com menu da cozinha italiana da região da Calábria. O menu será preparado pelo chefe Nicolino Forte do restaurante BELLA LISA Elevador (de Santa Justa) em Lisboa. Este jantar, que terá lugar no dia 20/06 na sede do Grémio Literario em Lisboa, conta com o apoio da Embaixada de Itália.

Para mais informações sobre o jantar de apresentação, contacte-nos pelo telefone 217950263 ou pelo e-mail lisboa@ccitalia.pt





31-05-2012

Aprenda italiano connosco! Cursos de iniciação em Julho e Setembro


Terão lugar a partir do próximos dias 02 de Julho e 03 de Setembro, na nossa delegação do Porto, os cursos de iniciação à lingua italiana.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt





02-04-2012

Aprenda italiano connosco! Cursos de iniciação


Terão lugar a partir do próximo dia 10 de Abril, na nossa delegação do Porto, os cursos de iniciação à lingua italiana.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelos telefones 226064912 e 927981656 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt





02-03-2012

Projecto "Ospitalità Italiana": candidaturas abertas até 16/03/2012


Ospitalità italiana

Informamos que a fase de candidatura para o projecto Ospitalità Italiana - Restaurantes italianos no mundo, está prestes a encerrar.

Os restaurantes italianos que pretendam obter a certificação deverão preencher e devolver a ficha de adesão até ao dia 16/03/2012, podendo receber a visita de controlo até ao dia 29/03/2012

Para mais informações ou para a devolução das fichas, contacte-nos pelo telefone 21 7950263 ou pelo e-mail lisboa@ccitalia.pt





29-12-2011

Aprenda italiano connosco! Cursos de iniciação


Terão lugar a partir do próximo dia 03 de Janeiro, na nossa delegação do Porto, os cursos de iniciação à lingua italiana.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelo telefone 22 6064912 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt





15-07-2011

Aprenda italiano connosco! Cursos intensivos e normais


Terão lugar a partir do próximo dia 01 de Setembro, na nossa delegação do Porto, os cursos instensivos de lingua italiana, enquanto no dia 03 de Outubro começarão os cursos normais.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelo telefone 
22 6064912 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt




23-06-2011

Aprenda italiano connosco! Cursos intensivos


Terão lugar a partir dos próximos dias 01 de Julho e 1 de Setembro, na nossa delegação do Porto, os cursos intensivos de lingua italiana.

Para mais informações sobre os cursos de italiano, contacte-nos pelo telefone 
22 6064912 ou pelo e-mail porto@ccitalia.pt


29-04-2011

A CCItalia adere ao projecto "Hospidalidade Italiana, Restaurantes Italianos no mundo"


Ospitalità italiana

A Camera di Commercio Italiana em Portugal adere ao projecto "Hospitalidade Italiana, Restaurantes Italianos no mundo", da responsabilidade de Unioncamere com o apoio operacional do Isnart (Instituto Nacional de Estudos Turísticos) e com a colaboração das Câmaras de Comércio Italianas no Estrangeiro, coordenadas por Assocamerestero.
 
O objectivo do projecto, é o de dar “a provar”, a todos aqueles que sonham viajar até  Itália, os sabores mais genuínos do nosso País, através dos restaurantes italianos em Portugal, que hoje têm a possibilidade de certificar a sua própria “italianidade" e a qualidade dos produtos oferecidos, através de um selo "DOC".

Na base do projecto, a experiência amadurecida pelo sistema das Câmaras em Itália graças à marca “Hospitalidade Italiana”, nascida em 1997 para garantir a qualidade do serviço das empresas de turismo receptivo.

Para obterem a certificação de qualidade, os restaurantes terão que cumprir uma serie de requisitos estabelecidos por Unioncamere,entre os quais assinalamos: dispor de uma ementa correctamente escrita ou traduzida para italiano; ter pelo menos uma pessoa do staff que se saiba relacionar com o público em língua italiana; ter um cozinheiro formado, pelo menos em parte, em Itália ou com experiências de trabalho em Itália;  dispor de uma carta de vinho composta por, pelo menos, 20% de vinhos italianos.

Os restaurantes que obtiverem o selo de qualidade "Ospitalità Italiana" participarão numa cerimônia de premiação e terão a possibilidade de participar no concurso "Premio Ospitalità Italiana - Restaurantes Italianos no Mundo", no qual participam todos os restaurantes italianos certificados pelas CCIE. Uma particularidade do concurso é o facto de acederem à fase final os restaurantes que terão obtido mais votos por parte dos clientes.

Para este projecto a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo activou recentemente um serviço de informações dedicado a esta iniciativa. Trata-se de um autentico centro de informações que pretende responder tanto às perguntas dos consumidores, em relação às questões de falsifcação e da autenticidade dos produtos típicos italianos, quanto às necessidades dos restaurantes que pretendem obter o certificado.
Mais, neste desk informativo estarão disponíveis, entre outras coisas, noticias sobre os produtos italianos DOP e IGP, as normativas sanitárias e algumas dicas para a importação, além da listagem completa dos requisitos necessários à obtenção da certificação.

Desk Informativo "Ospitalità Italiana" da Camera di Commercio Italiana per il Portogallo:
Avenida 5 de Outibro, 95, 4º
1050-051 LISBOA
Responsável: Monica Montella
Tel. 217950263
monica@ccitalia.pt

O projecto é realizado com o contributo do "Fondo Intercamerale di Intervento di Unioncamere".

 



cap04



05-12-2016
FIERACAVALLI 2016

Buon Appetito!

Estão abertas as inscrições on-line para os profissionais do sector do cavalo e do mundo equestre que deseje expor na FIERACAVALLI 2016 – Salão Internacional do Cavalo, equipamentos, acessórios e serviços, turismo equestre. 
A FIERACAVALLI 2016 realizar-se-á em Verona de  10 a 13 de Novembro de  2016
Não hesite em nos contactar para mais informações.
Consulte a apresentação.
Estamos ao seu dispor para o ajudar a organizar a sua participação. 

Mais info emwww.fieracavalli.it 

Contamos consigo em Verona.

Feed rss
2007 © Camera di Commercio Italiana per il Portogallo. Todos os direitos reservados.
Contacte-nos  |  Mapa do site